Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Editorial – 05.05.2022

Compartilhe:
editorial_1170x530

Para quem acompanha os editoriais aqui no Faixa Livre, percebe que eu venho repetindo ao longo dos últimos tempos que esse golpismo que tomou conta do nosso país sob a gestão do senhor Jair Bolsonaro tem como um dos principais cúmplices o Congresso Nacional. Os parlamentares pouco ou nada fazem para combater a estratégia a escalada autoritária do bolsonarismo.

 

E o jornalista Bernardo Mello Franco falou a respeito disso na sua coluna publicada ontem (04) pelo jornal O Globo, que recebeu o título “Congresso quer combater golpismo com cafezinho e acordão”. O Bernardo escreveu o seguinte:

 

A era das notas de repúdio ficou para trás. Agora a cúpula do Congresso quer combater o golpismo com declarações apaziguadoras e promessas de acordão.

 

Ontem o presidente da Câmara, Arthur Lira, defendeu uma “saída negociada” para a crise. Sem citar as ameaças de Jair Bolsonaro à democracia, apresentou-se como um guardião do equilíbrio e da moderação.

 

‘O Legislativo sempre buscou a harmonia e a tranquilidade entre os Poderes’, discursou. Ele elencou duas tarefas para si mesmo: ‘apaziguar’ e ‘acalmar’. Faltou informar quem precisaria ser amansado.

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foi tomar um cafezinho no Supremo, alvo dos atos bolsonaristas de domingo. Após ser recebido pelo ministro Luiz Fux, saiu recitando platitudes e pregando a paz universal.

 

Ao ser questionado sobre o conflito aberto entre as Forças Armadas e o Judiciário, o senador tentou desconversar: ‘Eu não considero que haja uma crise instalada nesse sentido’.

 

Lira e Pacheco chegaram ao comando do Legislativo graças ao apoio do Planalto. Com estilos diferentes, os dois têm atuado como cúmplices da escalada autoritária.

 

O chefão da Câmara segura mais de uma centena de pedidos de impeachment. Em troca da blindagem ao capitão, ganhou poder inédito sobre a partilha do Orçamento.

 

Mais discreto, o presidente do Senado prefere colaborar nos bastidores. Retardou a instalação da CPI da Covid e agora tenta barrar outra investigação sobre o balcão de negócios do MEC. Entre um episódio e outro, articulou a recondução de um procurador-geral que se recusa a investigar o governo.

 

Diante dos novos ataques de Bolsonaro ao Supremo, os chefes da Câmara e do Senado voltaram a lavar as mãos. Ontem os dois trataram a graça concedida a Daniel Silveira como fato consumado. Nas entrelinhas, endossaram o acordão que manteria o deputado inelegível, porém livre da cadeia.

 

Após o café com Fux, Pacheco repetiu que a disputa política não pode descambar para ‘anomalias graves’. A omissão do Congresso é uma das mais graves anomalias que ameaçam o país”.

 

Ouça o comentário de Anderson Gomes:

 

Deixe seu comentário:

Apoie o Faixa Livre:

Apoie o Faixa Livre:

Baixe nosso App

Baixe nosso App

Programas anteriores