Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Editorial – 20.06.2022

Compartilhe:
editorial_1170x530

Estou de volta aqui ao comando do Faixa Livre após esses dias em que precisei me afastar por ter sido diagnosticado com Covid-19. Ainda que com sintomas leves, graças às três doses das vacinas que eu tomei, eu precisei ficar em isolamento para não ser um vetor do vírus e infectar outras pessoas. Eu quero primeiro agradecer a todas as mensagens de carinho que recebi, pela minha pronta recuperação, bem como agradecer ao nosso querido Paulo Passarinho, que voltou aos microfones na última semana para me substituir, o Paulo que é o eterno titular do nosso programa. Agradeço demais à generosidade do Paulo por estar aqui ao lado de vocês ouvintes nesses últimos dias.

 

E nesse retorno meu ao programa, eu não poderia deixar de citar esses crimes bárbaros, que foram os assassinatos do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Araujo, que tiveram desdobramentos nos últimos dias, com a prisão dos assassinos confessos, a descoberta dos restos mortais de ambos na região amazônica. Mas eu quero aproveitar para ler, neste editorial, a coluna da jornalista Cristina Serra, publicada no jornal Folha de S. Paulo no último sábado (18), onde ela trata desse episódio e cita a situação daqueles que defendem os povos indígenas no Brasil nos últimos anos. O título do texto é “À memória de Bruno e Dom”. A jornalista diz o seguinte:

 

O dossiê “Fundação Anti-indígena”, organizado pela INA (Indigenistas Associados) e pelo Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos), expõe com profusão de detalhes e documentação, como a Funai, sob Bolsonaro, se transformou numa máquina de guerra contra os povos indígenas.

 

A estrutura do órgão está a serviço de uma política de extermínio, que impede novas demarcações, facilita a invasão dos territórios e a implantação de atividades predatórias e criminosas. O dossiê também mostra as perseguições contra funcionários que tentam resistir ao projeto de etnocídio, como foi o caso de Bruno Pereira.

 

Outro exemplo de acosso é o do indigenista Ricardo Henrique Rao. Em entrevista ao portal Sul 21, ele conta que buscou asilo na Noruega, no fim de 2019, logo após o assassinato do líder indígena Paulo Paulino Guajajara, no Maranhão, e depois de denunciar a atuação de milícias (supostamente do Rio de Janeiro) associadas ao narcotráfico e a desmatadores em terras indígenas no estado. Sem o respaldo da Funai e sofrendo intimidações até da ABIN, Rao decidiu deixar o Brasil.

 

A invasão das terras indígenas patrocinada pelo Estado se traduz nos números de um relatório da consultoria GeoPrecisa, publicado pelo site Mongabay. O cruzamento de dados da Funai e do Incra mostra que o governo Bolsonaro reconheceu mais de 250 mil hectares de fazendas dentro de reservas indígenas. Mais da metade das terras reconhecidas está no Maranhão. O assalto na mão grande foi possível graças a uma norma da Funai, que permitiu o registro de imóveis em territórios sem o processo de demarcação concluído.

 

É uma investida covarde e sem trégua. O jornalista britânico Dom Phillips entendeu a gravidade da tragédia em curso e quis documentá-la. Bruno Pereira foi um dos mais valorosos combatentes desta guerra. Fez jus ao legado humanista de Rondon, dos irmãos Villas-Bôas, de Sydney Possuelo e de tantos outros. Que sejamos capazes de honrar a história e a memória de Bruno e Dom”.

 

Ouça o comentário de Anderson Gomes:

 

Deixe seu comentário:

Apoie o Faixa Livre:

Apoie o Faixa Livre:

Baixe nosso App

Baixe nosso App

Programas anteriores