Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

“Liberdades religiosas estão em risco no país”, diz Ivanir dos Santos

Compartilhe:
ivanir_santos_1170x530

A diversidade racial, cultural e religiosa sempre foi uma das principais características do país ao longo dos séculos. As múltiplas expressões de fé ajudaram na formação da sociedade brasileira e forjaram nossa identidade. Contudo, a pluralidade vem sendo ameaçada nos últimos tempos. Episódios de intolerância se sucedem e preocupam em especial os defensores das religiões de matriz africana.

 

Esta terça-feira (21), que marca o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e simboliza a luta dos povos contra o conservadorismo, contará com uma série de atividades em toda cidade promovendo o respeito e o diálogo entre as diversas crenças.

 

O doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e babalaô Ivanir dos Santos exaltou a data e rechaçou as demonstrações de discriminação no Brasil, destacando as instâncias governamentais.

 

“No cenário nacional, em que há tanta perseguição, ódio, cerceamento da liberdade religiosa, onde o pensamento fundamentalista cresceu no Legislativo, no Executivo, no Judiciário e na sociedade em geral, tem se colocado em risco todas as liberdades baseadas na questão religiosa”, observou.

 

Um dos eventos que acontecem hoje para reafirmar a pluralidade de crenças é o 3° seminário sobre liberdade religiosa, democracia e direitos humanos, no Centro Cultural da Justiça Federal – Av. Rio Branco, nº 241, Centro -, a partir das 9h30, com a presença de representantes de diversas religiões, acadêmicos, artistas, além de membros do Ministério Público Federal e Estadual. Haverá também o lançamento do livro ‘Marchar não é caminhar’, de autoria de Ivanir em parceria com a editora Pallas.

 

O estudioso fez uma síntese sobre o que deve ser discutido na ocasião e comentou o atual quadro nacional de intolerância e desmonte com Jair Bolsonaro na Presidência, que remete a décadas passadas.

 

“O seminário terá várias mesas tratando dos temas da liberdade, da democracia e dos direitos humanos. É muito preocupante o que acontece na esfera econômica, social e político-religiosa, porque essas esferas se comunicam entre si. Não é à toa que esse retrocesso, do ponto de vista religioso já desde o final dos anos 1970 e nos anos 1980, quando de fato há a abertura política, esses grupos conservadores começam a ganhar uma conotação mais religiosa e nós alertamos que o Brasil podia crescer para o fascismo através dessas alianças religiosas e políticas”, lembrou.

 

“Muita gente não escutou isso, achou que teríamos o estado democrático de direito e as liberdades estavam garantidas. No entanto, nos últimos anos não foi isso que ocorreu e tem se agravado mais ainda depois de 2012, quando as reações populares conservadoras começaram a se expressar com mais força, embora o crescimento desse pensamento no Congresso Nacional, através da bancada religiosa, começou colocando uma agenda moral, contra a agenda das mulheres, de LGBT’s, da questão racial“, prosseguiu.

 

Além do seminário, a Cinelândia será palco, a partir das 17h, do Festival Cultural Inter-religioso Cantando a gente se entende. As apresentações musicais ficam por conta do Pastor Kleber Lukas, Coro Bienias & Prim, Altay Veloso, Varda e maestro Haroldo Goldfarb e as baterias das escolas de samba Mangueira e Grande Rio. Haverá também barracas demonstrando a diversidade religiosa existente no país.

 

Ouça a entrevista de Ivanir dos Santos na íntegra:

 

Deixe seu comentário:

Apoie o Faixa Livre:

Apoie o Faixa Livre:

Baixe nosso App

Baixe nosso App

Programas anteriores