Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Sindipetro-RJ promove evento celebrando cultura e oprimidos

Compartilhe:
12_dias_cultura_1170x530

A ditadura do capital imposta pela mídia dominante e demais grupos de poder hegemônico no Brasil impede que parcelas significativas da população tenham participação ativa no debate político e social. Na tentativa de dar voz aos povos relegados, exaltando suas expressões artísticas, costumes e fomentando a discussão, o Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) realiza o evento ’12 dias de Cultura & Oprimidos’.

 

A partir da próxima terça-feira (21) até 1º de fevereiro, representantes de entidades e militantes participarão dos encontros, que contarão com mesas de debates, exposições, vendas de livros e apresentações teatrais.

 

Um dos entusiastas do evento, o diretor de Política e Formação Sindical do Sindipetro-RJ e diretor da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) Luiz Mário Dias comemorou a iniciativa e destacou os benefícios que acontecimentos como esse podem oferecer à população da cidade.

 

“É a oportunidade de a gente poder conversar, aprender com os palestrantes, ver a realidade de cada um. Ao final de cada dia, haverá uma roda de conversa sobre que apontamentos podemos tirar de aprendizado. Vamos fazer todos os dias até o final do evento para tirar propostas e encaminhar para as entidades presentes e ausentes ao evento”, citou.

 

Dentre os temas que serão debatidos e atividades realizadas estão censura, Lei Rouanet, religiões oprimidas, indígenas, Quilombolas, negros, LGBTI, sem-teto, sem-terra, teatro, cinedebates, exibição e venda de artes plásticas, livros e dança. A programação ainda não está finalizada, o que deve acontecer nos próximos dias.

 

O dirigente sindical lembrou a necessidade de se manter a mobilização por uma sociedade mais igualitária, alcançando aqueles que só têm acesso ao que é veiculado pela imprensa empresarial, em um processo de democratização da informação.

 

“Fazemos um trabalho de formiguinha, mas não estamos atingindo o povão, os pobres, que são a maior parte da população. Estamos falando para dentro. Precisamos atingir outras partes da classe média que não são representadas pelas empresas públicas. Precisamos chegar à padaria do seu João, ao açougue do seu Joaquim, e a rádio AM tem papel importante nisso”, alertou Luiz Mário.

 

O evento ’12 dias de Cultura & Oprimidos’ será realizado na sede do Sindipetro-RJ, que fica na Av. Passos, nº 34, no Centro do Rio, e irá das 9h até as 22h. Veja abaixo alguns militantes e entidades confirmadas para os debates e as apresentações:

 

Mãe Nádia – Umbanda – Religiões e Opressões

Padre André – Religiões e Opressões

Babalaoh Marcelo Monteiro / CETRAB

Helio Luz – Segurança Pública e Oprimidos

Felipe – Marcha das Favelas – Segurança Pública e Oprimidos

Ruan – AERJ – Educação e Ditadura

Romulo – Adcefet – Educação e Ditadura

Jaqueline – UFF – Educação e Ditadura

Carla Carvalho – Direitos Humanos

Alice Pereira – Visibilidade Trans

Moises Guimaraes – Corpos Trans

Damiao e Amaury

A Periferia

Julia Xavante

Aldeia Maracanã

Lucia – Censura

 

Luiz Frias – Artista Plástico – Expositor

Jair Baiano – Artista Plástico – Expositor

 

FIST

Aldeia Maracanã

 

Salamandra – Editora / Livraria

Book Look – Editora / Livraria

Cooperativa Jatai / livraria

Livraria Timbuktu

Economia Solidária

 

Ouça a entrevista de Luiz Mário Dias na íntegra:

 

Deixe seu comentário:

Apoie o Faixa Livre:

Apoie o Faixa Livre:

Baixe nosso App

Baixe nosso App

Programas anteriores