Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Debate: Eleições pelo mundo apontam para nova ordem política?

Compartilhe:
whatsapp-image-2024-06-14-at-11-25-44

O ano de 2024 tem sido considerado pelos analistas de política como o ‘superano’ de eleições pelo mundo. Mais de 40 países passaram ou ainda vão passar por processos eleitorais, cada um com suas peculiaridades. Gigantes, como a Rússia, já realizaram o pleito. Por lá, Vladimir Putin foi reeleito como líder. Já os Estados Unidos enfrentarão um sufrágio repleto de expectativas em novembro. Nós mesmos no Brasil teremos eleições municipais.

 

Mais recentemente, México, África do Sul, Índia e União Europeia realizaram eleições e evidenciaram algo que já era esperado, um avanço da ultradireita, em especial no Velho Continente, mas também uma onda de nacionalismo tem tomado conta inclusive de países centrais, como vimos neste pleito que renovou o parlamento europeu. A maioria dos analistas ressaltou exclusivamente o espaço que os ideais protofascistas têm conquistado no mundo, mas será que uma análise até certo ponto simplista como essa dá conta da complexidade do cenário da polícia no mundo?

 

É o que o Faixa Livre se dedicou a fazer neste debate, analisar se o mundo avança a uma nova ordem política. Para as discussões, convidamos o jornalista e correspondente do portal Opinião em Pauta na Europa Henrique Acker, o também jornalista e editor da revista digital Outras Palavras Antonio Martins e o professor de História Contemporânea na Universidade Federal Fluminense (UFF) Bernardo Kocher.

 

Assista ao debate:

 

Deixe seu comentário:

Apoie o Faixa Livre:

Apoie o Faixa Livre:

Baixe nosso App

Baixe nosso App

Programas anteriores