Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Debate: Por que política partidária perdeu espaço para personalismos?

Compartilhe:
whatsapp-image-2024-04-05-at-11-44-36

A política nacional atravessa um momento peculiar. As estruturas partidárias, que sempre tiveram um papel agregador em torno das discussões de projetos políticos e da construção de identidade político-ideológica, enfrentam um momento de desgaste profundo diante, fundamentalmente, de um quadro de polarização que se aprofunda no país, alimentado pelo presidente Lula e pelo seu antecessor Jair Bolsonaro.

 

Os debates internos nos partidos relacionados ao estabelecimento de programas de governo são abandonados em troca de um personalismo estéril, que desvia o foco da discussão principal, a concepção de um novo modelo de sociedade, e aprofunda o abismo entre ricos e pobres, favorecendo a alta burguesia. Diante disso, legendas tradicionais têm perdido espaço e, para não desaparecer, se veem obrigadas a construir federações partidárias, se fundir a outros partidos ou caem no limbo, como é o caso mais recente do PSDB, que unificava a direita e hoje agoniza.

 

Para discutir o debacle das estruturas partidárias diante do personalismo político e propor alternativas, o Faixa Livre convidou a professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e presidente do PSOL em Juiz de Fora (MG) Lorene Figueiredo, o sociólogo e professor do curso de Ciências Sociais na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Cassio Brancaleone e o ex-deputado federal e ex-presidente nacional do PT José Genoíno.

 

Assista ao debate:

 

Deixe seu comentário:

Apoie o Faixa Livre:

Apoie o Faixa Livre:

Baixe nosso App

Baixe nosso App

Programas anteriores