Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O conceito de democracia, em síntese, é caracterizado como um sistema de governo em que o poder é exercido pelo povo, direta ou indiretamente, através de eleições livres e periódicas. No entanto, há quem defenda a relativização dessa concepção. Por todo o mundo, as democracias vão se construindo de maneira peculiar conforme as características de cada sociedade e as forças que exercem influência política e econômica. Nos últimos anos, alguns países que realizam processos eleitorais periodicamente têm sido questionados a respeito do caráter de sua democracia. São os casos, por exemplo, de China, Rússia e Venezuela.
Aliás, os nossos vizinhos estão envolvidos em mais uma eleição presidencial que vem provocando polêmica, com a vitória de Nicolás Maduro sendo questionada pela oposição de extrema-direita e por diversos países, inclusive governados por políticos de esquerda, e levando a um cenário de violência e mortes a partir das manifestações populares por lá. O fato é que o exemplo venezuelano reabre novamente a discussão sobre os modelos de democracia que existem, seus limites e contradições.
Para debater o tema, o Faixa Livre convidou o cientista político, professor na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e membro da Associação Juízes para a Democracia João Batista Damasceno, o escritor e professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Luciano Mendes e o professor na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Mauro Iasi.
Assista ao debate: