Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Editorial – 23.06.2021

Compartilhe:
editorial_1170x530

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), líder do tal gabinete paralelo que aconselhava o presidente Jair Bolsonaro nas medidas de contenção da pandemia, esteve ontem (22) prestando depoimento à CPI no Senado e repetiu aquela estratégia que temos acompanhado de maneira recorrente na comissão.

 

Negou a existência do tal grupo de aconselhamento do presidente, disse que o ex-capitão “de vez em quando” lhe pergunta alguma coisa. Questionado a respeito da imunidade de rebanho, tese que ele defende desde o início do surto de Covid-19 no país, o parlamentar declarou que isso não envolveria deixar a população se contaminar livremente.

 

Ele também comentou seus prognósticos que faziam referência ao breve fim da pandemia no país, isso lá no mês de abril, maio do ano passado. O deputado ressaltou que se baseava nos dados que tinha à época, que não era possível prever que a pandemia tomaria a proporção que tomou.

 

Curioso foi o momento em que Terra se referiu à Suécia como um caso de sucesso no combate ao coronavírus, sugerindo que a CPI convidasse o ministro da Saúde do país para falar a respeito das medidas tomadas por lá. O relator da comissão, senador Randolfe Rodrigues, rebateu dizendo que todo o comitê do país europeu havia sido deposto no dia anterior. Enfim, mais do mesmo, o que só confirma a irresponsabilidade do Governo Federal.

 

Agora a CPI quer investigar se o tal gabinete paralelo foi financiado por empresários bolsonaristas. Esperamos que essas investigações se aprofundem e que todos os culpados pelo morticínio no nosso país sejam punidos. Eu também gostaria de aproveitar esse editorial para ler uma importante e contundente nota da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), publicada após mais uma agressão do presidente Jair Bolsonaro a jornalistas, anteontem (21), em São Paulo. Diz o texto:

 

“Renuncie, presidente!

 

Descontrolado, perturbado, louco, exaltado, irritadiço, irascível, amalucado, alucinado, desvairado, enlouquecido, tresloucado. Qualquer uma destas expressões poderia ser usada para classificar o comportamento do presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira, insultando jornalistas da TV Globo e da CNN.

 

Com seu destempero, Bolsonaro mostrou ter sentido profundamente o golpe representado pelas manifestações do último sábado. Elas desnudaram o crescente isolamento de seu governo.

 

Que o presidente nunca apreciou uma imprensa livre e crítica, é mais do que sabido. Mas, a cada dia, ele vai subindo o tom perigosamente. Pouco falta para que agrida fisicamente algum jornalista.

 

Seu comportamento chega a enfraquecer o movimento antimanicomial – movimento progressista e com conteúdo profundamente humanitário. Já há quem se pergunte como um cidadão com tamanho desequilíbrio pode andar por aí pelas ruas.

 

Mas a situação é ainda mais grave: esse cidadão é presidente de um país com a importância do Brasil.

 

Diante da rejeição crescente a seu governo, Bolsonaro prepara uma saída autoritária e, mesmo a um ano e meio da eleição, tenta desacreditar o sistema eleitoral. Seu objetivo é acumular forças para a não aceitação de um revés em outubro de 2022

.

É preciso que os democratas estejam alertas e mobilizados.

 

Diante desse quadro, com a autoridade de seus 113 anos de luta pela democracia, a ABI reitera sua posição a favor do impeachment do presidente. E reafirma que, decididamente, ele não tem condições de governar o Brasil.

 

Outra solução – até melhor, porque mais rápida – seria que ele se retirasse voluntariamente.

 

Então, renuncie, presidente!

 

Paulo Jeronimo
Presidente da ABI”

 

Nós aqui no Faixa Livre reafirmamos o apelo da Associação Brasileira de Imprensa pela saída imediata do Jair Bolsonaro do cargo máximo do nosso país para que seja evitada uma tragédia humanitária ainda maior.

 

Ouça o comentário de Anderson Gomes:

 

Deixe seu comentário:

Apoie o Faixa Livre:

Apoie o Faixa Livre:

Baixe nosso App

Baixe nosso App

Programas anteriores