Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Nas ondas da internet

Compartilhe:
chico

Por Chico Alencar*

 

No mundo de hoje, as ondas do rádio – tão imprescindíveis – não são mais suficientes. Agora o Faixa Livre entra no território livre – e tantas vezes cheio de lixo – da internet. Será muito importante ter ali a informação crítica, o ponto de vista dos em geral silenciados, a análise a partir do interesse das maiorias e não dos poderosos de sempre. Será muito importante poder encontrar, na telinha, essa respiração libertária, aguda, daqueles que a mídia grande, tão prisioneira do pensamento único, costuma desprezar, notadamente no campo econômico. “Palavras o vento leva”, diz a sabedoria popular.

 

A palavra escrita, gravada, esculpida na tela, fica. Ela tem o condão de provocar mais reflexão, pois pode ser relida e meditada. Instiga e pode ser acessada em qualquer tempo e lugar. Ajuda em algo fundamental no nosso tempo de ‘pós-verdade’ e muita mentira e falsidade: no crescimento da consciência cidadã, na capacidade de julgamento de tantos do povo, no combate à alienação que a ideologia dominante do “deixa que os outros resolvem” – isto é, da delegação total – tem alimentado.

 

O site do Faixa Livre será uma trincheira contra todos os monolitismos, os autoritarismos, a mediocrização, a ignorância institucionalizada e tão empoderada! O site do Faixa Livre dará mais concretude às ações dos que defendem a pluralidade, a democracia, a participação popular, a compreensão da realidade e suas contradições. Nesses tempos de trevas, saber que a nossa telinha iluminada poderá acessar o site do Faixa Livre é um sinal de luz! Mas há uma exigência: essa luz precisará de VOCÊ para se propagar, para vencer a escuridão, para ter força e poder de pressão, para se transformar em fator essencial da boa informação!

 

*Chico Alencar é professor de História, está deputado federal (PSOL-RJ) e é comentarista histórico do programa Faixa Livre

Deixe seu comentário:

Apoie o Faixa Livre:

Apoie o Faixa Livre:

Baixe nosso App

Baixe nosso App

Programas anteriores