Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Resistência e democracia

Compartilhe:
logo_dinarco_reis_1170x530

Por Heitor Cesar Oliveira*

 

A Fundação de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais Dinarco Reis, fundação de estudos do PCB, desenvolve um conjunto de iniciativas com o objetivo de aprofundar análises sobre a realidade brasileira, da classe trabalhadora, assim como de compreender o atual momento político, econômico e social do nosso país.

 

Dentre as atividades promovidas pela Fundação, realizamos cursos, seminários e debates, com o intuito de avançarmos na luta política por uma sociedade mais justa, livre e fraterna, por uma sociedade socialista.

 

Compreendemos que atravessamos um dos mais complexos e adversos cenários políticos do nosso país desde a redemocratização, um cenário marcado por uma ofensiva reacionária alinhada a construção de um senso comum conservador na sociedade e nos espaços institucionais. Tal quadro político foi marcado pelo golpe parlamentar de 2016 e pelo processo eleitoral de 2018 que levou à presidência da República a extrema direita brasileira, uma extrema direita permeada de elementos fascistizantes e aliada politicamente dos setores mais atrasados da política nacional.

 

Essa nova situação brasileira obriga os setores da esquerda socialista, democratas e progressistas efetivarem um projeto de resistência aos ataques já em processo contra a classe trabalhadora e a necessária reorganização programática da esquerda para a construção de uma contra ofensiva. É necessário a construção de espaços que possibilitam e potencializam esse processo, espaços como um encontro nacional da classe trabalhadora.

 

Nessa conjuntura vemos a necessidade de construirmos parcerias como com o programa Faixa Livre, que se transformou numa referência na construção de informação e formação para a classe trabalhadora e para o conjunto do povo carioca e até brasileiro, promovendo um conjunto de debates e análises que contribuem de forma significativa com a elevação da consciência da população, tarefa de suma importância nessa conjuntura de resistência e de análises sobre os caminhos e descaminhos do país.

 

O Faixa Livre é hoje uma marca da resistência, de informação e de formação, um programa imprescindível para nosso tempo.

 

* Heitor Cesar Oliveira é membro do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e da Fundação Dinarco Reis, patrocinadora do programa Faixa Livre

Deixe seu comentário:

Apoie o Faixa Livre:

Apoie o Faixa Livre:

Baixe nosso App

Baixe nosso App

Programas anteriores